Shampoo Com Sulfato Ou Sem Sulfato?? Informações Úteis!

Shampoo com sulfato ou sem sulfato?

Esse post é uma reflexão especialmente para aquelas pessoas que já fizeram diversos tipos d tratamento e não obtiveram o resultado esperado, se faz umectação o cabelo resseca, se usa uma máscara hidratante é como se a máscara não fizesse efeito algum, e por aí vai até problemas com queda e quebra capilar. A resposta para estes acontecimentos citados acima e outros pode ter muito a ver com o modo que essa pessoa lava os cabelos e com o shampoo que usa. Pois a maioria dos shampoos convencionais possui em sua composição ingredientes capazes de ressecar e até mesmo causar danos aos fios,causando até quebra. Quer entender porque??

Existe substâncias chamadas surfactantes de sulfato que estão presente nos shampoos para causar espuma que caracteriza a limpeza (isso não é necessariamente verdade) e seu poder de limpeza é muito alto podendo se tornar agressivo e eliminar até mesmo a oleosidade natural do couro cabeludo,e dentre esses danos pode afetar até a região do cortex capilar por exemplo.Há controvérsias em relação a isso mas enquanto não se decidem se é verdade ou não, várias pessoas já tiveram seus cabelos afetados e fragilizados por ele. A resposta para este ingrediente estar presente em 90% dos shampoos no mercado é o seu baixo custo.

 

Vou listar alguns surfactantes considerados agressivos aos fios: Vou falar mais deles com detalhes em outro post.

 

1.Sodium Lauryl Sulfate – SLS ( Lauril sulfato de sódio) o mais comum e bastante agressivo.

2.Sodium Lauryl Ether Sulfate ou Sodium Laureth Sulfate – SLES ( Lauril Éter Sulfato de sódio ) é capaz de causar irritação em áreas sensíveis

3.Ammoniun Lauryl Sulfate – ALS ( Lauril Éter Sulfato de amônio)

4. Sodium sulfate myreth (Sulfato de sódio myreth) 5.Laurel Éter Sulfato de amônio

5.Ammonium lauryl sulfate (ALS) – sulfato de amónio (ALS)

 

Esses são apenas alguns dos sulfatos presentes na composição dos shampoos. Bom há em questão alguns problemas que podem estar relacionados ao uso contínuo de sulfato. O SLS que é um dos mais abrasivos pode ressecar o couro cabeludo e os fios e até mesmo provocar irritações na pele e couro cabeludo além de causar caspa ,abrir pontas do cabelo ,e agravar condições do cabelo quimicamente tratado,dentre outros. A polêmica é muito grande em relação a isso já se fizeram vários estudos e experimentos porém não há por parte da indústria investigadora e reguladora de cosméticos como o FDA em sanar estas questões e divulgar os reais riscos causados por esses agentes químicos de limpeza como muitos outros.

Alguns sulfatos quando combinados entre si na mesma composição pode causar danos ainda mais visíveis,alguns são conhecidos até como cancerígenos mas pouco se fala e muitos preferem não acreditar ainda que vivenciamos cada dia mais o crescimento dessas doenças não tão comumente no passado mas que agora se faz tão presente.   Vou deixar com vocês o link do orgão internacional  Safecosmetics que aborda sobre a química dos cosméticos e quais agentes químicos são liberados ou restrito para o uso ,suas ações ,implicações etc. Porém o site é em inglês tá? Vejam aqui tb artigos safecosmetics .

Nos arquivos vocês podem navegar por temas muito interessantes. Enfim eu resolvi fazer esse post como um alerta, minha experiência com shampoo sem sulfato é a melhor possível. Antes quando eu lavava o cabelo era aquele efeito palha ,bagaço de laranja e as vezes nem depois da hidratação o ressecado não melhorava e o efeito não era duradouro. Hoje em dia usando shampoo sem sulfato há quase 2 anos meus cabelos certamente só tem a agradecer pois cessaram-se as quedas e quebras que o eu tinha e aquele ressecado insuposulfatertável hoje é mais fácil de ser controlado. Por que as indústrias não passam a adotar em sua maioria esses produtos livre de sulfatos agressivos??? Porque esses sulfatos tem menor custo e o que lhes geram muita renda.

Bom eu prefiro continuar a olhar a composição do shampoo antes de testá-lo em meu cabelo isso dada a experiência do antes e depois ao uso de sulfatos e você o que acha? Acha que não tem importância ou já deu chance ao shampoo sem sulfato??   Para identificar se o shampoo é livre ou não de sulfato verifique no rótulo se ele indica ser sulfate free ou livre de sulfato e veja na composição. Lembrando que o efeito é progressivo então se nós passamos toda vida usando aquele detergente no cabelo, um shampoo com um tensoativo menos agressivo vai agir aos poucos no nosso fio mas a mudança será gratificante quando vier. Beijos e voltem sempre, aguarde pela resenha de informações sobre os sulfatos de limpeza mais agressivos e os menos agressivos.

4 ideias sobre “Shampoo Com Sulfato Ou Sem Sulfato?? Informações Úteis!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.