Arquivos,  Cosméticos Naturais

Como Fazer Receitas e Produtos Caseiros de Forma correta

Cuidados ao Fazer Receitas e Produtos Caseiros

Nunca se foi divulgado tantas receitas caseiras quanto agora. Contudo é importante você relevar pontos importantes antes e ao começar a fazer receitas e seus próprios produtos em casa.

1. Para que você realmente obtenha o resultado esperado;

2.Para que não corra riscos desnecessários…

Se atente a estas 6 coisas que você precisa saber antes de fazer receitas caseiras, principalmente as que viralizam na internet.

Nossa missão aqui no meus cosméticos naturais é passar informações seguras para você, afim de que você passe a fazer somente o que lhe realmente pode lhe beneficiar, mas para isto também depende de você filtrar o que é indicado para você ou não.

Se você gosta de cosméticos caseiros ou receitas este artigo foi feito pra você. E o objetivo é que você tire o melhor proveito, evite equívocos e desperdícios.

6 Cuidados antes de Fazer Receitas e Produtos Caseiros

1. Escolher os ingredientes corretos

Já comentei aqui no post sobre [Como começar a fazer cosméticos em casa], alguns requisitos importantes para começar a criar cosméticos, se você não viu clique aqui e leia o artigo após concluir esta leitura.

 

O primeiro passo para você desenvolver um bom produto ou receita caseira de forma efetiva e coerente é escolhendo os ingredientes para a sua formulação, preferencialmente orgânicos ou os mais naturais possíveis.

Muitas vezes por ver a palavra natural, as pessoas “sub-entendem” que não irá correr nenhum risco por se tratar de ativos naturais.

Então aqui o seu primeiro passo será escolher o ativo ingrediente de acordo com o que o resultado dele pode lhe beneficiar.

Por exemplo: óleos vegetais, essenciais, águas de flores, argilas, manteigas, extratos etc.

Encontrado o seu ingrediente, verifique formulações seguras para lhe ajudar a sanar o seu problema.

 

Por exemplo: Um clareador para manchas, esfoliante anti estrias etc.

 

Mas, muita atenção, pois hoje a busca pelos [👍 likes e visualizações] podem comprometer a qualidade dos conteúdos que você está buscando ou consumindo na internet e além de lhe fazer perder tempo, você pode gastar suas economias e não ter o resultado esperado.

CUIDADO com as receitas milagrosas e perigosas compartilhadas apenas com o intuito de gerar visualizações. Aprenda a filtrar conteúdos de qualidade e entenda que há produtos e tratamentos que realmente requerem atenção especial quanto à formulação e deve ser feita tendo-se pelo menos o mínimo de entendimento sobre o assunto.

 

2. Armazenamento correto

Não é porque o seu produto é caseiro que você não deve ter cuidados de armazenamento e conservação.

✖O armazenamento incorreto pode contaminar o seu produto e comprometer a sua formulação bem como a sua eficácia. Procure armazenar em recipientes limpos e higienizados corretamente.

No Curso de cosméticos naturais, você pode conferir mais sobre este assunto, pois é de fundamental importância.

Eu gosto de muito de frascos em sprays ou com válvulas ou sem necessidade de abrir para pegar o produto, isto ajuda a reduzir a probabilidade de contaminação no mesmo.

3. Conservação

Conservantes são os ingredientes que são adicionados à formulação para evitar o crescimento microbiano e também prolongar a vida útil do produto. Por isto, em caso de receitas caseiras principalmente feitas com frutas ou outros ingredientes, não é indicado guardar a quantidade restante, isto porque ela não irá se conservar sem um agente antimicrobiano e que prolongue o seu tempo para uso.

Em caso de produtos formulados, os conservantes são adicionados a eles em sua formulação porque contém água, e quanto mais água tiver em um produto maior o risco de contaminação for fungos e bactérias. Então proteger suas receitas ou produtos envolve respeitar o modo correto de fazer, além de seu período de utilização e conservação, além da adição de conservantes naturais adequados para a fórmula.

 

4. Quantidade

Em casos de receitas caseiras é difícil estimar a data de validade, então a dica é produzir pequenas quantidades para serem utilizadas somente na hora do uso, além de armazenar em embalagens corretas quando fizer produtos à base de conservantes naturais e respeite as condições de conservação.

 

5. Medição dos ingredientes

Medir os ingredientes a serem utilizados, lhe ajudará a manter um nível de segurança quanto a medição e usabilidade. Seguir a escala em pesos é o recomendado. Podemos utilizar a balança digital para nos ajudar. Medir as quantidades dos ingredientes na sua formulação além de ajudar a ter o resultados esperados, irá lhe ajudar a economizar evitando o desperdício e otimizando sua linha de produção. E não esqueça, não é à toa que algumas medidas são padronizadas.

 

6. Equilíbrio do pH

Medir o pH dos produtos é um dos passos importantes, isso geralmente não é feito quando se trata de receitas caseiras que a maioria das pessoas fazem em casa. Mas nós que procuramos eficiência e qualidade, devemos estar ligados a isto. No curso meus cosméticos naturais eu mostro como equilibrar o pH das fórmulas e como medir com uma fita medidora.

Você não precisa de um medidor de pH de alta tecnologia, mas as fitas medidoras são fáceis e acessíveis de encontrar e isto irá lhe ajudar a manter o pH dos seus produtos ideais para o uso dos seus produtos pessoais mesmo de fabricação caseira.

Com estas boas práticas, você pode ir incrementando novos cuidados na hora de fazer suas receitas ou produtos.

Lembre-se não é fazer qualquer receita ou qualquer produto de qualquer maneira que lhe trará resultados. E sim a etapa de produção do seu produto otimizado para a finalidade desejada.

Se você quer aprender a fazer produtos cosméticos 100% naturais e sustentáveis Clique aqui

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *