Umectação Capilar – Você está fazendo do jeito certo??
Umectação capilar o que você precisa saber
Tenho visto muitas dúvidas a respeito desse assunto ou vira e mexe alguém sempre pergunta.
Mas o que é umectação ??
é a prática de umedecer ou seja molhar, umectação capilar nada mais é que aplicar óleos vegetais no cabelo para que seja absorvido pelo cabelo e/ou couro cabeludo. Na umectação ao contrário do que muitos imaginam não é necessário encharcar o cabelo com óleos até que eles fiquem pingando por exemplo,pode-se utilizar uma pequena quantidade, a finalidade é que seja absorvido pelos fios.
Para que serve a umectação?
Para repor nutrientes (nutrir),
Combater o ressecamento do cabelo assim como das pontas;
Diminuir o frizz,
Proteção, brilho, maciez ao cabelo, dentre outros benefícios…..
Mas ainda assim muitas pessoas se queixam que mesmo utilizando óleos não obtém o resultado esperado. Espero explicar neste post como usar óleos puros em benefício dos cabelos e um modo para utilizar corretamente.
Agora me diga, você já tentou de tudo desde cronograma capilar à umectação e seu cabelo parece não reagir aos teus cuidados ???
A resposta para isto estar acontecendo pode estar no modo como você utiliza o produto ou o óleo. Dê preferência a produtos ou óleos que sejam indicados para o seu tipo de cabelo seja ele seco,colorido,oleoso,fino,grosso etc.
Pois se caso contrário o resultado poderá ser mesmo o inverso daquele desejado.
Pensando nisto selecionei uma lista com os óleos mais acessíveis e o modo de utilização.
Mas antes vamos ver algumas dicas para otimização dos resultados.
* cabelo fino e oleoso,pode utilizar 1x por semana antes de lavar os cabelos.
* cabelo fio grosso pode utilizar de 10 em 10 dias para evitar o resíduos no couro cabeludo e portanto evitando que o cabelo que o cabelo apresente um aspecto pesado nos fios.
>> Para cabelos secos e danificados o ideal de utilização é semanal 1 ou 2x por semana.
Há pessoas que usam 2 ou 3x por semana, não há problema algum desde que atenda a necessidade de cada cabelo.
Agora os exemplos de óleos mais acessíveis e fáceis de encontrar, dependendo da localidade !
Coco, Abacate , Semente de uva , Amêndoas doce, Argan , Azeite de oliva, Ricino, Jojoba, Girassol…..
Como utilizar os óleos???????
- ESPALHAR O ÓLEO COM AS MÃOS FRICCIONANDO ATÉ AQUECER E APLIQUE NOS FIOS SECOS,(LIMPOS OU SUJO) OBS: Não muito sujo! Deixar durante 30 minutos ou 1h antes de lavar o cabelo.
OU
Com os fios limpos e secos você deverá aplicar o óleo afim de umectá-lo com o óleo escolhido e deixar permanecer o máximo de tempo no cabelo ,retirando na lavagem seguinte.
Tem opção também de aplicar no couro cabeludo e fios fazendo massagens circulares vagarosamente isso ajuda a diminuir o frizz e estimular a circulação sanguínea e oxigenação no cérebro ,promovendo assim um estímulo para o crescimento saudável do cabelo.
Considerações:
*Para cabelos finos o ideal é aplicar o óleo na raiz e trazer até o comprimento e pontas.
* Cabelos grossos aplicação do comprimento até as pontas.
Mas há também outras formas de utilizar os óleos vegetais, se você quiser potencializar sua máscara de preferência.
Como utilizar??
Basta adicionar algumas gotas à quantidade da máscara que irá utilizar. O resultado será cabelos macios mais nutridos e hidratados.
Se você optar por usar um shampoo sem sulfato seus fios irão agradecer ainda mais aos seus cuidados 😉
Shampoo sem sulfato?? Clique aqui e saiba mais.
Importante: Os óleos devem ser puros geralmente são encontrados em casa de óleos e essências ou produtos naturais, e também em feiras dependendo da região. Sei que em alguns estados é bem difícil encontrar mas vale a pena pesquisar
Quem passar a adotar esse método me contem o resultado depois. Claro que cada um pode adaptar o seu modo de uso e eu respeito isso também, e você como utiliza??.
14 Comentários
Regilaine
Amei a dica!! 😉
Rafaela
Oie, entrei no grupo no facebook e sempre leio seus posts no blog. Moro em cidade pequena, no interior de MG, e tenho mt dificuldade para encontrar óleos 100% puros. Vi umas receitas na página do face de como fazer óleos caseiros, até fiz o de alho e de cenoura, mas queria conseguir de outros tipos pra montar meu cronograma. Estou tentando recuperar meu cabelo de muitos anos de química e poucos cuidados. Será que vc pode me ajudar?
Obrigada.
Bjoks.
DricaMiranda
Oi Rafaela,alguns óleos dá pra se fazer artesanalmente sem necessitar uma prensa e de modo que suas propriedades sejam transferidas para um óleo carregador ou nem isso como por exemplo o óleo de abacate. Você pode tentar fazer o óleo de coco,o óleo de abacate de preferência no verão,pode usar tb o azeite de oliva extra virgem. Qualquer coisa me add no face que lhe passo as coordenadas,bjOs
Anônimo
O óleo de ricino se encontra fácil em farmácia por ser laxativo.
leila markes
noosa!!..amo seus posts..obrigada linda pelas dicas!.bjs!!
AdrianaMiranda
Obrigada você. bjocas
AdrianaMiranda
ahhh obrigada 😀
Morena Anerom
Adoreiiiii, muito bem explicadinho, faz um post depois com o crono óleos para complementar, pois assim a novatas entenderão o que cada tipo de cabelo necessita para hidratar, nutrir e reconstruir.
AdrianaMiranda
logo mais farei sim 😉 bjocas
GILCELIA
Sou suspeita para falar dos óleos. Desde que comecei a fazer umectação semanalmente meus cabelos me agradeceram com maciez, brilho e visivelmente nutridos e fortes. Drika é testemunha disso e minha ajudadora e conselheira. Rsrsrs. Enfim só tenho coisas boas a falar dos óleos e da Drika. e vamos nos jogar nos óleos meu povo.o/o/o/o/o/
Adriele carolina Simas
Vc é tudo de bom…beijos e parabéns…adoro suas postagens.
AdrianaMiranda
Que bom !!!! obrigada viu. bjs
Jociane
Você é um máximo Drica!!!
Já é sucesso… hj passei menos óleo kkkk
AdrianaMiranda
isso aêê