Arquivos

Transtorno Compulsivo em cortar cabelo e agora?

Olá a todos, hoje no blog feminina e original vou falar um pouco sobre um assunto sério que tive tempo que tenho e que inclusive influenciou na minha mudança capilar e na verdade influencia há muitos anos, mas que sem eu me desse conta que poderia se tratar de um comportamento por mim incontrolável.

Trata-se do TOC (TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO) e o que é isso?

O TOC é um distúrbio nada mais é do que ansiedade canalizada que culmina em ações repetitivas e sem controle passando por níveis de descontrole ou obsessão.

Existe 2 tipos de TOC um que é o transtorno obsessivo compulsivo subclínico que de acordo com o especialista é o qual se adéqua ao meu caso são ações compulsivas mas que não atrapalha o cotidiano, a vida de uma pessoa. E o outro é o transtorno obsessivo compulsivo que é a total compulsão em determinadas ações.

Vários fatores servem para desencadear esse distúrbio, mas não vamos confundir TOC com Mania. Mania todos nós temos. Mas o toc é algo que deve ser levado a sério e tratado quando diagnosticado.

Todos temos muitas manias mas a frequência e falta de controle em determinados casos levando a obsessão deve ser tratado.

Eu procurei ajuda especializada depois de perceber que eu não detenho controle sob determinado ato por exemplo : Algo que eu não quero mas não consigo controlar determinado ato, isso é ansiedade, isso é compulsão. E há mais de 10 anos eu sofro disto sem reconhecer ou me dar conta.

Entrei em grupos de incentivo para crescimento capilar como o Projeto Rapunzel.

Pode parecer bobeira, mas foi através do Projeto Rapunzel onde eu consegui um incentivo para acelerar o crescimento capilar e deixá-lo livre da tesoura,  coisa que há uns 13 anos eu faço repetitivamente. Mas alguns podem se perguntar, mas e daí eu também corto o cabelo todo ano? mas cada caso é um caso :

Analise, se meu cabelo não tem um bom crescimento e toda vez que ele cresce um pouco eu corto, porquê? se quero deixá-lo crescer porquê tal alto compulsivo, por que não consigo deixar o simples fato de não cortar o cabelo se ele não necessita de corte?

Este ano [em que escrevi este post 2013] eu já cortei o cabelo 4 vezes. O que me intrigou foi o fato de eu estar em um projeto incentivando e recebendo incentivo para não cortar, mas se dar conta que era um longo processo de anos o qual venho cortando contra ou com a minha própria vontade, é isso eu não tenho controle, e estando em estado de ansiedade é aí que a coisa acontece, stress, problemas emocionais são incentivos para tal prática, não satisfeita a minha última ida ao salão pedi pra cortar o cabelo todo, sorte que a cabeleireira não cortou e disse ei, pera vamos deixar um pouco de cabelo aí, e esse foi o resultado!

Cheguei assim no salão mês de setembro.

DSC04087 DSC04110

Saí do salão assim,  primeiros dias estranheza, tentando adaptar mas não deuuu =(

1278267_516757535071615_2011853754_n

No início me senti bem livre mas depois veio o sentimento de culpa porque não era o que eu queria fazer na realidade, eu não queria cortar meu plano, meu projeto era outro e de repente sentir falta do cabelo começou a pesar e me fazer refletir e entristecer com a situação.

E fui buscar ajuda. Minha solução foi a psicoterapia, sei que é um longo processo, espero não precisar de medicamento por enquanto, pois a vontade de fazer mais merda cortando o cabelo sempre vem. Então esta foi apenas um parte do que tem acontecido comigo…

Mas estou conseguindo serenidade e alegria como sempre pra viver meus dias indo em busca de soluções, uma das é a mudança no visual que adotei cabelos longos como eu realmente queria mas algo me impede.

Então estou usando nada mais que o cabelo que as americanas usam conhecido como full lace ou lace front. Que logo mais farei resenhas ou explicarei melhor o que é este tipo de cabelo que faz a cabeça das americanas mas ainda está sendo introduzido no Brasil como sempre tudo com um pouco de atraso. O modelo que uso é de cabelo humano indiano, mas existem modelos sintéticos super práticos e de muito boa qualidade e pode ser usado por quem  gosta ou quer mudar o visual sem agredir os cabelos, no meu caso foi a melhor solução e tem feito parte da terapia.

DSC05251

Mas estou feliz e satisfeita enquanto isso o meu cabelo eu tento deixar quieto até o dia em que eu conseguir.

Existe uma série de fatores psicológicos que fizeram com que isso afetasse o meu emocional e a busca por um alívio de ansiedade canalizada vamos assim dizer para a agravação deste meu problema mas como tudo na vida, acho que será um grande aprendizado pra mim, o primeiro passo já foi dado, já haviam me alertado para essa possibilidade mas agora que descobri que é real que não é frescura eu quero cuidar…

 

Bom logo logo vou deixar com vocês um vídeo onde mostro e explico mais sobre o assunto bem como mostrando o que é uma full lace wig (o cabelo que estou usando suas vantagens e desvantagens.

Um Beijo a todos, e vamos nos policiar mais no dia a dia observando nossas atitudes e manias para que um dia não se tornem algo compulsivo, difícil de controlar.

Este mural de foto retrata um pouco aquilo que disse hoje aqui, diferentes fase da vida, sempre com o desejo de deixar o cabelo crescer mas sempre impedida pela T tesoura então mantendo sempre um visual cabelo curto muitos pensam que é por gosto eu sempre soube que não era gosto e agora descobri a causa.

 

A melhor maneira de você descobrir se tem toc por algum motivo é procurando uma ajuda médica ou psicológica para avaliação, cada caso um caso existe diversos tipos de compulsão  .

mos

Bezo a todos(as) Fiquem todos em paz.

51 Comentários

  • Bruna Castro

    Nossa fiquei impressionada com sua história. Eu pensava que só eu era “doidinha” de querer cabelo grande mas não conseguir não cortar. No meu caso abandonei químicas e estou usando meu cabelo natural, mas o meu mal são as pontas ressecadas, eu passo as mãos nelas e sinto aquele aspecto de palha e me da muita vontade de cortar até sentir que ficou macio, sempre tive tesoura em casa e eu mesma corto também, meus familiares até falam “esconda as tesouras da casa”. Estou nessa saga de deixar crescer desde os 16 anos e tenho 24, meu cabelo está quase chegando na altura dos seios, e o que tem me ajudado muito é tomar vitaminas pois como quero ver o antes e do depois eu me proíbo de cortar, quando acabar o tempo dessas vitaminas eu vou começar outra assim eu consigo evitar o corte, e quando as minhas pontas estão muito ruins faço hidratação pois elas ficam mais macias e se passa mais uma semana, e assim vou me sentindo aqueles alcoólicos anônimos, mais um mês concluído, mais um mês vencido! Desejo a mesma coisa a todas vocês pois meu sonho é cabelo na cintura.

  • Luma

    Eu sinto que esse texto foi escrito para mim, tudo isso eu sinto, eu quero fazer, eu tento me controlar mas eu não consigo, o meu sonho é ter cabelo grande, mas eu não consigo, e isso me deixa a cada ano mais triste
    🙁
    Todos os anos eu corto, eu tenho isso desde os meus 13 anos, hoje eu to com 20 anos e não consigo mudar isso.
    Queria muito uma ajuda!

  • Amanda

    Eu passo exatamente por isso,e algo muito ruim
    todos pensam que eu gosto do cabelo curto mais a minha vontade sempré foi outra
    a insatisfação e baixa auto estima acabam cmg
    Não posso me olhar no espelho ou ver um tesoura que corto sem querer
    Como queria parar😔

  • Jucilene

    Olá
    Faz 4 meses que não curto o cabelo só estou fazendo o pezinho pois quero deixar Chanel.
    Estou me ” curando ” graças a Deus .
    Estou com a mente mais ocupada e trabalhando bastante isso tem me ajudado muito.

  • Mara Santana

    Amei ler seu relato, pois retrata minha realidade atual. Corto meu cabelo várias vezes, muitas vezes sem querer por compulsão, sabia que era Ansiedade mas não ao ponto de ser TOC, vou procurar ajuda e uma terapia pra desviar o desejo de cortar o cabelo. Cortei meu cabelo duas vezes em menos de 1 semana e não foi pontinha não, foi corte mesmo.
    Me tranco no banheiro e começo a cortar sem pensar nas consequências. Bjos a vc e obrigada.

  • Anônimo

    Tenho o mesmo problema quando está grande corto até ficar no pescoço e depois me arrependo é choro muito.

  • Ju

    Eu também me sinto nesse ciclo. Sempre estou a tirar pontinhas dos meus cabelos que são longos e ondulados, mas quando vou me dar conta já está ficando acima da linha da cintura e essa semana mesmo eu já cortei mais e marquei de ir no cabeleleiro amanhã deixar o comprimento no ombro. Só que dessa vez eu tinha dado uma chance a ele, hidratando bem, mas as pontas estão extremamente danificadas. Dessa vez até sinto que é um corte mais consciente quando penso “Antes um comprimento menor e que dê pra usar mais solto do que um longo maltratado e preso sempre no alto.”

  • Meg

    Eu meu vejo presa num ciclo sem: fim “corto o cabelo chanel , me arrependo no mesmo dia e uso mega hair até ele crescer totalmente. Quando ele cresce e não preciso mais de mega, corto ele de novo. Meu Deus !!!! Chega disso. Não quero mais fazer isso ! Vou me esforçar pra vencer isso.

  • Fe

    Boa noite!
    Tenho um problema tbm toda vez que fico ansiosa, estressada me dar vontade de corta o cabelo, não gosto que ninguém corte eu mesma corto ja deixei ele na nuca de tanto corta… Hoje em dia estar pouco abaixo dos ombros, esta me contentando em só tira as pontas mais agora me deu a vontade imensa de corta, já não deixo tesoura por perto pq se não quando vejo já ta na minha mão…

  • Eliziane Marques

    Pessoal estou com o mesmo problema, já cortei umas 4 vezes só nessa semana, me sinto culpada depois, mais a ansiedade me invade e corto o cabelo, agora vou tentar me tratar, prometi me controlar mas tá difícil.

  • Olga Paz de Aguiar

    É sei o quanto é difícil tu ter que tratar um problema que vc tem um pouco de medo de saber que não é
    normal.

  • camila barbosa

    oi, to passando por problema pessoais e por impulso cortei meu cabelo, nã0 sou psicologa mais desconfio que seja uma especie de desejo de mudança!!!
    de fato tenho desejado e feito algumas mudanças na minha vida..e o fato de cortar o cabelo é uma forma de se auto afirmar de algo em vc ta mudando.
    me arrependi muito, porque meu cabelo é fino e demora demais a crescer….não faço mais isso

  • Ana Maria

    Já passei por aqui faz mais de um ano, e ainda não consigo parar de cortar, fiquei um tempo loira pq gosto muito, e pra mim ajuda a crescer, mas agora tô querendo deixar branco, e tô matizando com cinza as luzes que fiz, mas hoje mesmo já cortei, semana retrasada já tinha cortado, acho que não gosto de como está e começo a querer cortar, e eu mesmo corto… Então piorou, só não cortei hj pq queria bem curto e sozinha não ia conseguir, mas se tivesse um salão aberto hj aqui perto tinha ido! Acho que precisamos entender o que não tá bom na nossa vida, cortamos o cabelo com um desejo de mudança… Como diz a música da Zizi Possi: foi a tesoura do desejo, desejo mesmo de mudar!!!
    Será no casamento? Peso? Algum problema é… Normal não pode ser…

  • Babi

    Gente, eu pensava que só eu tinha isso. Meu depoimento ia ser igualzinho ao de cada uma de vocês. Não tenho a solução. Mas e se a gente fizesse um grupo de whats pra gente se dar apoio no nosso projeto rapunzel?

    • Daiane

      Eu apoio a ideia meninas vamos nos ajuda precisamos ja tem 4 anos que não paro de pinta e corta o cabelo chegou ao ponto dele quebra foi na cabeleleira ela disse que além disso tenho excesso de cuidados compro muitos produtos de cabelo sem precisa me ajudem

    • Nadja

      Oi meninas gostaria muito de fazer parte desse grupo se existe ainda.
      Minha situação é igual e infelizmente tbm nao sei ao certo o que quero mudar entao vivo nesse sofrimento. Antes gostava do mexer com o cabelo porém isso foi virando uma compulsao e nao é facil pq vc se ver em algo sem soluçao se sente frustrada e só Deus na causa.

  • Jucilene

    Olá
    Sofro do mesmo transtorno.
    E hoje resolvi procurar no Google alguma coisa sobre vício de cortar cabelo e encontrei você.
    Isso já está atrapalhano minha vida conjugal familiar social e emocional, porque depois que corto raspo faço loucuras eu sei que tudo mundo reprova e fico triste com a culpa.
    Mas não consigo me controlar tenho deixar crescer mas vou tirar as pontas quando vejo passei a maquina.
    O que eu faço?
    Procuro ajuda psicológica?
    Obrigada pelo seu depoimento

  • Anônimo

    Tbm faco isso 10 anos, corto fico horrivel e me sinto péssima!!!E como vcs dos comentários acima estao hj em dia???Vamos nos ajudar!

  • Nubia

    Eu tenho esse mesmo problema, mas não queria pôr aplique porque gosto da sensação de liberdade que o cabelo curtinho me tráz. Porém não quero mais cortar, ja enjoei, o problema é que é mais forte do que eu. Qdo a ansiedade bate forte, ja era..e o duro é que não vou ao salão, eu mesma corto. Fico chorando depois, fico depressiva e com raiva de mim mesma…me auto-saboto e não sei o que fazer para parar com essa compulsão.

  • Claudia Barbosa Dias de Paula

    Sofro este problema também,faz um ano que estou cortando,eu mesmo corto…já cheguei a cortar com tesoura de papel,no banheiro do meu serviço.

  • Josineide

    Sofro do mesmo problema não consigo parar de cortar cabelo mim sinto horrível toda semana não consigo parar d cortar só mim olhar no espelho e já pego tesoura pra cortar.depois vem arrependimento por favor mim ajude

  • Anônimo

    Boa noite meu nome é josineide sofro desse sofrimento há muito anos não consigo parar d cortar meu toda semana já fui ao médico tomei remédio mas continuo assim cortando mim arrependo depois estou mim sentindo um horário fico com culpa d ter cortado.mim ajudem

  • Joice Araujo

    Meu Nome e JOICE, tenho 21 anos…
    Já tive meus cabelos pra baixo da altura dos seios ,mas desde aos 12 anos comecei passar relaxamento sem realmente precisar …comecei a cortar as pontas pois sempre ficava danificada,na real eu nao cuidava com mascaras certas e só ia no salão mesmo pra renovar a quimica e é claro corta … dai em diante não parei mais …numca conseguia deixar passar do ombro dai sempre com Progressiva, alisante e selagens… .
    Há um pouco mais de 1 ano tentei parar de cortar e e claro foi dificil mas consegui deixar crecer ate novamente a baixo do seio… Mas tive recaídas , comescei tirar uma vez ao mes 3 cm .. . eu ainda achava que tava grande…resolvi fazer reflexos no cabelo…tive que aparar as pontas , na real nem precisava,mas cortei.. ainda nau achei que estava bom ..mas me segurei por 2 semanas , até que na outra nau consegui mais …inventei de cortar em camadas ..cortei …nau achei bom , queria mais grossas…cortei e ai sim me arrependi ,parecia que eu tinha passado o gilete.
    Para piorar a situaçao não quis cortar da orelha pra baixo , deixei maior, FICOU TRISTE.. Passou se 3 semanas nao aguentei e cortei a parte que faltava. Hj to triste com o resultado …me olho no espelho e me arrependo amargamente…toda vez e a mesma coisa …Mas mesmo assim ainda acho que deveria cortar, nau tem 1 só dia que eu nau pense…mas vem minha outra parte insana e diz; Nau corte ,aguente firme vc consegue..; e e claro a minha mãe diz tbm…
    Todo dia e uma luta!!

    Desculpa pelos erros de pontuação e ortografia.

  • Rosa

    Menina sofro muito com isso, não consigo controlar depois que corto vem o arrependimento e uma vontade muito grande de chorar , preciso de ajuda

  • Roberta

    Gente eu sofro com isso há dez anos desde os meus dezesseis anos.
    Corto pinto despinto
    Faço selagem mesmo com cabelo liso
    Meu sonho é
    Deixar
    O cabelo crescer
    Mas sem controle eu mexo nele toda hora e depois me angustio tanto
    Sofro
    Me isolo
    Me preenchida em âmbito social e profissional
    Estou em tratamento espero conseguir
    Traçamos uma meta de seis meses

  • Denise

    Eu tenho esse problema desde criança. Preciso de ajuda. Estou com 49 anos e continuo cortando o cabelo. Sofro com isto minha auto estima vai lá pra baixo. Está afetando o relacionamento com o meu marido.

  • Anônimo

    Bom Dia.. Alguém sabe como parar com essa compulsão? por favor vamos se unir para se ajudar.. só quem passa por isso sabe o tamanho do sofrimento que é querer ter o cabelo maior e não conseguir…

    • Babi

      Pensei nisso tb. A gente se une e não corta por um período. Aí vai prolongando até conseguir uma estabilidade. Qdo a vontade de cortar vem ela é muito forte, mas juntas podemos nos ajudar qdo alguma de nós fraquejar. Que tal?

  • Anônimo

    Bom dia.. sofro com esse problema desde criança.. nunca achei que fosse uma doença, de tanto sofrer resolvi pesquisar sobre o assunto e achei o seu post.. de certa forma me senti consolada por saber que tem pessoas como eu… gostaria muito de poder fazer parte de um grupo de terapia.. acho que assim eu poderia superar este problema com mais facilidade. não aguento mais sofrer

  • Karina Alexandra

    Eu estou passando por isso,é muito triste pois queria ter cabelão como já tive, mas corto todo mês,sim todo mês meu cabelo era médio agora​ não passa do ombro q tô contando em fim e triste e preciso d ajuda.

  • Vanessa

    Sua hostoria é bem parecida com a minha.Parece que tenho conpulsão em cortar o cabelo e depois me arrependo,vi que isso realmente ñ era normal então resolvi pesquisar um pouco sobre isso e encontrei seu blog e vi que isso ñ acontece só comigo.Estou muito triste pois cortei ele ontem,eu sou muito anciosa.Muito obrigada por relatar sua história e poder ajudar outras pessoas.Força pra todas!Bjos

  • Taciana

    Me identifiquei muito com sua história, sou absolutamente igual a vc , desde os 20 anos mudo a cor e corto meu cabelo , e sofro por fazer isso .
    Já destruí meu cabelo inteiro até cair tudo por várias vezes …
    Estou com 40 anos e iniciei um tratamento com medicação e terapia, faz 5 meses que não faço nada no cabelo , procure ajuda !!!

  • Daniele

    Olá, eu tenho esse problema de vortar o cabelo. Qualquer voisa que acontece eu vou lá e corto o cabelo. Nunca tive cabelo grande. Sempre dou um jeito de me punir e sabotar o crescimento do meu cabelo.

  • Maria Eduarda

    Gente, alguém me ajuda pelo amor de Deus! Bom… Eu tenho 11 anos e minha mãe não para de cortar o cabelo, ela corta praticamente TODA semana. Eu peço para ela parar e ela ñ para! Já tentei esconder as tesouras dela, mas ela fica brava comigo e me faz devolver. Ela fala que só corta as pontinhas toda a semana. Me ajudem pelo amor de Deus!!!! Muito Obrigada. Beijos!

  • Joy

    Será que tenho algum problema? Esse ano mudei de cabelo 7 vezes. Me sinto bonita com todos, do longo ao careca, do liso ao cacheado, de todas as cores, colocado ou não. chega uma hora que me sinto mal e quero mudar, eu gosto de quase todos os tipos de cabelo, sempre quero ter todos em algum momento. As pessoas criticam muito, mas se achar que gostei, nem ligo. O que me incomoda é ver o quanto eles se importar porque não consigo parar de mudar. Na minha vida toda devo ter feito umas 30 mudanças no cabelo, falando por alto, só tenho 19 anos. Eu acho que sei lá. Ngm precisar ter o mesmo cabelo a Vida toda. Enfim. Já tô querendo mudar de novo.

  • Glória Ermida

    Olá meninas me assustei lendo o seu post,eu pensando que é normal e sofrendo muito,roer as unhas demais até quase sangrar,e vivo olhando as unhas das outras mulheres ( belíssimas ) quero meu grande mas corto muito e pinto demais,nunca estou satisfeita,vou procurar ajuda !! Obrigada por partilhar sua experiência,espero que fique curada bjsss

  • ANA ROOS

    Oi Adri, cai aqui numa pesquisa porque estou passando por isso, primeiro achei que era só uma coisa minha, vontade de mudar, mas essa semana cortei meu cabelo pela quinta ou sexta vez em menos de um ano, e estou me sentindo mal, como vc relatou eu queria meu cabelo grande e acabei cortando mais, lendo vc identifiquei que está sendo algo meio compulsivo, me mutilando, e pensando no porque tem várias hipoteses, uma delas é que pintei meu cabelo que estava loiro platinado numa situação de muita tristeza, e acho que isso me fez perder a vontade de ficar bonita, vou ler o projeto Rapunzel e lutar para parar de cortar meu próprio cabelo, e e já comecei o clareamento pra voltar a ser loira… Obrigada por escrever sua experiência, por nos ajudar!
    Beijo!

  • Cris

    Eu corto o meu cabelo sempre e não sei mais o que fazer . Gostei e pretendo continuar estudando à respeito do assunto . Vou tentar fazer parte do projeto rapunzel . adorei ….. vou te seguir ! bjssss

  • Lucianaa

    Ola querida.
    Então, sua história é comovente, porém tem jeito.
    Voce procurou um psiquiatra ? Se sim, ele deve ter lhe orientado muito bem lhe passando medicação e terapia, se não, pode ser pq não li a respeito de antidepressivos, ansioliticos e terapia, seria bom voce procurar ajuda, em pouco tempo seu problema vai estar ajustado e voce tera uma vida normal.
    Um bj

  • viviany.bonillo

    o meu é a tinta( coloração) , mudar a cor .. eu desconto todas as minhas frustrações no cabelo , me identifiquei muito!!

    • Anônimo

      Pior sou eu,eu passo á máquina mesmo e depois fico desesperada,hoje mesmo passei está raspadinho,preciso de ajuda!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *