Óleo de ORÉGANO! Benefícios.
Óleo de orégano você já ouviu falar? Pois é, ele existe e hoje você vai saber para que ele serve.
Há mais de 40 variações da planta de orégano.
O óleo pode ser obtido através da destilação à vapor ou à partir da maceração da erva orégano. Por maceração esse óleo deve ser feito à partir das folhas e flores secas de orégano selvagem, o óleo resultante é de cor amarelo escuro e um odor forte e característico e gosto amargo. Os óleos de oréganos vendidos em lojas de produtos naturais não possuem as propriedades terapêuticas às quais você já irá saber quais são. A espécie Oreganum vulgare detém as propriedades terapêuticas as quais se atribuem a este óleo.
O óleo de orégano tem propriedades antimicrobianas, anti fúngicas e combate infecções, é rico em fenóis ( que são compostos fitoquímicos naturais os fenóis presente neste óleo são o Timol (com ação fungicida e propriedades anti-sépticas, estimula cicatrização e protege contra toxinas. E Carvacrol ( que possui propriedades anti bacterianas, dentre outros.
Rico em Vitaminas A, C, E, Ferro ,cálcio, magnésio, potássio ,cobre, manganês etc.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ORÉGANO PARA O CABELO
Os benefícios para o cabelo atribuídos ao óleo de orégano são muitos desde combate a caspa a estímulo ao crescimento capilar e tratamento de perda capilar.
Usar no couro cabeludo massagear e deixar agir por algumas horas.
No cronograma capilar usar na fase de limpeza/ nutrição.
Outros benefícios
Beber 1 gota desde óleo diluído em água ou suco ajuda a diminuir dores na garganta.
Pode ser usado na pele, atua como repelente natural,ajuda a matar bactérias
Um teste de laboratório no ano de 2001 verificou-se que o óleo de orégano foi eficaz em matar bactérias estafilococos, e um outro estudo no laboratório publicado fora do Reino Unido concluiu e se mostrou-se efetivo contra 25 bactérias diferentes.
– Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de Georgetown Medical Center
Indicado no uso para tratamento de acnes, cândida, previne doenças de origem alimentar causadas por patógenos como listeria, salmonela, E. coli Disenteria…alivia picadas de insetos, alivia dor de garganta, bronquites, anti caspa, alivia dores musculares, artrite, cãibras etc.
Existe suplementos encapsulados do óleo de orégano ,eles prometem
Auxiliar na perda de peso;
aliviar dores;
Anti resfriado;
Ajuda a manter o menstruação regular e minimizar alguns sintomas da menopausa
Fonte de nutriente pois é fonte de diversas vitaminas
Combate infecções
Propriedades sedativas e mesmo em pequenas doses acalma e induz ao sono.
Indicado para tratamento de pés ressecados…
Para a escolha de um bom e legítimo óleo de orégano certifique-se que ele possui selo orgânico e de base extra virgem e prensado a frio com 80% do ativo carvacrol na sua composição que o principal ativo do óleo de orégano.
Informação adicional¹:Não pode ser usado em crianças, lactantes ou gestantes
Informação adicional²: Tratamentos com óleo de orégano não deve ser ingerido por longo prazo a não ser por recomendação médica.
4 Comentários
Kristina
Vc é louca de dizer que o óleo de orégano deve ser usado diretamente no couro cabeludo? Ele é MUITO FORTE! Que irresponsável vc!!
Jacira
Kristina, ela está falando de óleo de orégano vegetal e não vegetal!
Jacira
Digo: óleo vegetal e não essencial!
Pingback: