ÓLEOS VEGETAIS de A a Z

Óleo de babaçu

Óleo de babaçu (Orbignya oleifera)

 

Olá pessoas hoje na série de óleos vamos saber mais sobre o óleo de babaçu, como usá-lo e pra que ele serve além dos benefícios que ele tem.

Babaçu é uma palmeira que cresce na região da Amazônia o seu óleo é extraído a frio.

imagem do google
imagem do google

Quando as castanhas dessa planta amadurecem elas caem no chão então as “quebradeiras” mulheres que quebram os frutos e retiram a casca e abrem retirando a carne e então o óleo pode ser retirado com uma presa.O óleo de babaçu é formado por cerca de 70% de lipídios entre os seus ácidos graxos estão o ácido mirístico, palmítico, oleico, láurico, esteárico. Apresentando assim propriedades emolientes e hidratantes, dentre outras.

 Esse óleo pode ser utilizado como substituído do óleo de coco mas isso vai depender do tipo de cabelo a ser utilizado e da forma como pode ser utilizado. Explico isso mais adiante.

 

Utilizado na cozinha ( serve para cozimento), fabricação de sabão, sabonetes e pela indústria cosmética e em produtos de beleza e cosméticos.

 

Óleo de babaçu na pele

Pode ser aplicado diretamente na pele, sobre tudo em pele seca ele é capaz de hidratar a pele por emoliente mesmo quando em estado sólido pode ser aplicado o contato com a pele fará ele derreter pela conseqüente transferência de calor.

Indicado para pele seca, com eczema, descamação, pele inflamada.

 

Como usar o Óleo de coco babaçu no cabelo

 

Para Umectação

Ressalva: Há quem use e há quem não goste de usar esse óleo em umectação.

 

Mas se você quer aproveitar os benefícios desse óleo nas madeixas opte por usar uma pequena quantidade dele em outro óleo mais leve, pode ser até com o óleo de coco tradicional, jojoja,  semente de uva, etc. ( 1ml ou 2 é suficiente) pra uma maior quantidade do outro óleo.

 

Ou pode-se utilizá-lo no couro cabeludo com o auxílio de massagens circulares no couro cabeludo para promover a higienização e limpeza/desobstrução dos poros, deixe por no mínimo meia hora ou faça o tratamento noturno que consiste em aplicar antes de dormir e retirar no dia seguinte.

Para selar os fios após a lavagem aplique um pouquinhoo na palma da mão e aplique nos fios de cima abaixo.

Benefícios do óleo de babaçu no cabelo

Este óleo é indicado para cabelos, secos, quebradiços, danificados que passam por processo químico ou não. Para cabelos naturais e crespos é extremamente eficiente.

*Hidratante

*Condicionante

*Pode ser utilizado como pré shampoo ou condicionador BabassuOi

*Presença de ácidos graxos

*Tratamento de caspa  e coceira

*Desobstrui os poros ( promove limpeza do couro cabeludo)

*Ideal para cabelos secos

*Alto poder de absorção

 

No cronograma capilar usar na fase de Nutrição/ Limpeza

 

Esse óleo é espesso e forte então se você aplicar ele puro nos fios principalmente se tiver o cabelo fino você pode sentir um pouco de dificuldade em retirar ele dos fios apesar dele altamente penetrante.

 

* Pode ser adicionado ao seu shampoo ou condicionador, ou leav-in;

Atenção¹: Antes de usar esse óleo em estado puro se certifique que nele não contém outros aditivos adicionais não necessários na composição.

 

Clique aqui para comprar óleo de babaçu prensado à frio

 

Faça parte do time feminina e original inscreva-se no canal e confira todas as dicas sempre em primeira mão

4 Comentários

  • sergio Nascimento

    boa tarde vendemos oleo de coco de babaçu

    Óleo de Coco DE BABAÇU

    BRONZEAMENTO NATURAL, OLEO DE COCO BABAÇU • Puro ou com canela para realizar o famoso BANHO DE CANELA. É um óleo bronzeador hidratante natural que junto com o acelerador e fixador Natural Bronze, dá a sua pele a cor desejada com rapidez, hidratando com profundidade e não despela. Produz um bronzeado forte. Proporciona a pele uma oleosidade natural e saudável. Óleo de coco babaçu é um produto 100 % natural. Óleo vegetal fino e sensível. Aroma adocicado de coco e por ser queimado na extração do óleo lembra muitas vezes ao cheiro de café. Além de bronzeador e hidratante é utilizado na culinária como óleo vegetal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *