Óleo de Andiroba ( O óleo amigo dos cabelos secos,crespos,afros e cacheados)
ÓLEO DE ANDIROBA
Andiroba – A andiroba é também conhecida como andirova também detém o título de rainha da floresta.Sua árvore pode chegar a 30 metros de altura e produz até 120 a 200 kg de sementes em média 50g/pé .
O nome da adi’roba vem de um termo tupi que significa ” óleo amargo” . A amargura do óleo de andiroba é atribuída a um grupo de terpenos chamados de meliacinas, que são muito semelhante às químicas amargas de antimalaria. No Brasil é encontrada na floresta Amazônica tanto na floresta quanto na água e em terra firme. A casca e as folhas da andiroba são utilizadas para preparo de chá e tem ação diurética limpando rins, bexiga e para febres. A andiroba floresce entre os meses de agosto e setembro. A extração é feira por prensagem para obtenção do óleo.
ÓLEO DE ANDIROBA PARA CABELOS
Tratamento Capilar O óleo de andiroba é regenerador e emoliente considerado como um solvente natural
*Rico em vitamina E
Promove brilho, sedosidade e fortalecimento aos cabelos e é indicado para o problemas de calvície.
Esse óleo tem um tratamento ideal para cabelos secos, crespos, cacheados, quimicamente tratados, afro …
*Nutritivo e Hidratante
Como utilizar ?
Pode ser utilizado para umectação ( nutrição) 1 ou 2x por semana
Potencializar máscaras ( no dia e apenas na quantidade que for utilizar)
Aplicar nas pontas ressecadas e/ou danificadas. (Very good)!
NO CRONOGRAMA CAPILAR USAR NA FASE DE NUTRIÇÃO OU HIDRATAÇÃO.
Pesquisas e análises químicas identificaram que o óleo de andiroba contém propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias.
Este óleo é um dos óleos medicinais mais vendidos na Amazônia. Mas deve-se tomar cuidado ao tomar este óleo por via oral pois o uso contínuo pode afetar o fígado, segundo estudos das Universidades Federais do Pará e Pernambuco.
Mas cuidadooo !!! O resultado do trabalho indicou que a ingestão provoca inchaço no fígado, sinal de provável intoxicação hepática (REF. Acute and subacute toxicity of the Carapa guianensis Aublet (Meliaceae) seed oil – Journal of Ethnopharmacology – Volume 116, No. 3, 2008).
Fonte: portalamazonia.globo.com
Utilização:
Em massoterapia – a massagem com o óleo de andiroba possui ação cicatrizante e antiinflamtória deivodo aos componentes fitoativos presente neste óleo são liberados a medida que é aplicada com o movimentos da massagem.
Em cosméticos- Shampoos, sabonetes anti acne, cremes e condicionadores, óleos corporais, hidratantes e loções, clareador de manchas.
Na Indústria – repelente, velas ( as velas são feitas com o bagaço da andiroba e serve para repelir mosquitos hematófagos (borboleta, piolhos, carrapatos, morcegos etc.) também aqueles mosquitos que fazem barulhos muitas vezes irritante ( quem já morou no interior sabe do que estou falando ) pernilongo etc. rs
Eficaz também no tratamento de reumatismo, artrite e contusões;
*anti celulite,
*ação purgativa
*Protetor solar natural
Curiosidade: 6kg de sementes de andiroba rendem 1l de andiroba o significa que uma árvore adulta é capaz de produzir 33,3Lt de óleo anualmente.
O seu óleo contém substâncias como ácidos graxos palmitina 9 a 12% ;
oleína,mirístico 18% ;
oléico56 59% ;
linoleico em média 7,5 a 9,5 %
linolêncio,beênico,araquídico..
Próximo óleo da série Óleo de ANGICO
2 Comentários
Regina MírianAs Pinto.
Excelente!
Amo tudo que vem da natureza!
Óleo de Andiroba!
Maravilhoso!
Vocês tem representantes em Juiz de Fora? Minas Gerais?
Pingback: