ENVELOPES DE DINHEIRO ( Organização Financeira,Como Sair do Vermelho e ainda Poupar)
ENVELOPES DE DINHEIRO
O sistema de envelopes de dinheiro é bem simples e pode lhe ajudar a sair do vermelho, ter uma noção real dos seus gastos mensais e ainda sobrar dinheiro no fim do mês e não mês no fim do dinheiro kkkkkk, brincadeiras a parte vou contar pra vocês o modo simples de fazer a coisa acontecer.
Antes você precisa saber quais são os parâmetros ideais para você ter um orçamento financeiro tranquilo.
Da sua renda 70% da sua renda deve ser utilizada para suas despesas
20% da sua renda você deve reservar para emergência
10% Você deve investir para aumentar a sua renda, dica: invista em investimentos que pague juros acima da inflação Pesquise sobre tesouro direto.
O método do envelope funciona por categorias. Apesar do nome 10 envelopes você não precisa necessariamente dividir em 10 etapas mas sim de acordo com os seus gastos e despesas.
O método de envelope de dinheiro
PASSO 1 : Separe a quantidade de envelopes que será utilizado e pra cada um deles divida em categorias. Por exemplo:
SUPERMERCADO ( compras para a casa, alimentação etc)
DÍVIDAS ( tudo o que você precisa pagar no mês)
CARRO ( IPVA, combustível, seguro, manutenção) etc.
SAÚDE ( exames,remédio,procedimentos de estética etc.
CASA( Aluguel, IPTU, condomínio)…
LAZER ( Viagem,passeios,shopping etc
EDUCAÇÃO ( escola, livro, transporte ….)
COMPRAS
RESERVA DE EMERGÊNCIA ( 20% da sua renda que você não deve gastar apenas reservar)
INVESTIMENTO ( 10% do valor da sua renda para aplicar em investimentos que pagam juros acima da inflação, sim eles existem,pesquise)
VAMOS PARA A PARTE PRÁTICA
No primeiro você pode anotar todos os gatos que você tem ou quanto acha que seria. Sempre que for usando ou pagando o dinheiro você anota ou anexa os comprovantes de gastos e ao final de 1 mês você vê o resultado. À partir daí você vai ter uma noção real dos seus gastos e descobrir exatamente se seu dinheiro está escapando pelo ralo e então focar onde você reduzir custos e assim se organizar financeiramente e até mesmo se livrar das dívidas.
Lembrando que deve-se dar prioridades a pagar as dívidas de cartões,bancos etc dívidas que correm juros.
À partir do segundo mês você refaz o mesmo processo colocando o dinheiro dentro dos envelopes e dessa vez utilizando o dinheiro de dentro do envelope, assim você sabe exatamente o quanto gastou, irá gastar e o quanto pode gastar assim na hora de comprar coisas foras do orçamento você irá pensar 2x antes de comprar.
Importante
Tente não fugir do plano, evite o uso de cartões de débito ou se usar recoloque no lugar. Ou coloque o valor do envelope na conta para usar conforme o orçamento.
Só use o envelope de emergência para casos de emergência mesmo.