5 Dicas Para Evitar Mau Cheiro Na Vagina. Dicas de Higiene Íntima Para Mulheres!
Já fiz um post explicando quando há sinais para se preocupar com o odor da vagina e o correto é ir a um médico procurar o tratamento adequado. As mulheres em geral possuem uma preocupação com o odor vaginal mas é natural que ela tenha cheiro e elimine secreções.O que pode acontecer são hábitos que podem acentuar esse odor,ou altreração do ph vaginal o que causa esse incômodo e outros desconfortos.
Agora vamos as dicas que são hábitos que podem estar influenciando na saúde da sua região íntima e que acabam por causar o “cheiro ruim” preocupante em muitas mulheres o mau cheiro na vagina.
1. Uso de absorvente diário ( Protetor diário)
Talvez você até saiba que esta prática não é saudável para a higiene íntima mas ainda assim faz uso. O que acontece é que o absorvente causa um abafamento na área,que deve ser deixada livre. Por tanto usar protetor diários só em casos de muita necessidade.
2.Higiene Excessiva
A higiene excessiva pode acabar gerando um efeito contrário, o uso de depilação total faz com que a ausência de pelos na região que é uma forma de proteção possa acarretar facilitando o desequilíbrio da flora vaginal e a lavagem em excesso desequilibra o ph da flora fazendo surgir fungos ou bactérias que causam esse desequilíbrio e pode acarretar no cheiro indesejado nessa região. Portanto higienização recomendável duas vezes ao dia são suficientes.
3. Sabonete
O uso de sabonete inadequado,que não possuem pH 3,5 a 4,5 causam o desequilíbrio da flora, ou sabonetes com substâncias químicas para dar cor e cheiro a esses sabonetes acabam por causar ainda mais o desconforto e irritação. Opte por sabonetes de pH neutro do vaginal como o citado acima.
4. Falta de Higiene
Se a higienização em excesso pode ser um problema, imagine a falta dela? Uma boa higienização vai manter a sua saúde íntima em dias. O correto é lavar as dobras e a vulva parte interior e exterior com o sabonete indicado para esta região.
5.Roupa Apertada
Talvez você já tenha também ouvido falar nisto mas a verdade é que roupas apertas, como calça jeans por exemplo, impedem a respiração que é importante para esta região, a falta de respiração ou abafamento pode gerar a presença de fungos e bactérias. As mais recomendadas desde o tempo da minha avó são as calcinhas de algodão, roupas mais largas que permitam a respiração da região íntima, também.
Essas foram algumas das dicas para evitar o mau cheiro na vagina, em caso de odor forte, seguido de corrimento amarelo e dor procure um médico ginecologista.