Cronograma Capilar

Cronograma Capilar o que é e Como obter o resultado esperado?

O que é Cronograma Capilar ??
Cronograma nada mais é do que uma rotina de cuidados com o cabelo que lhe possibilitará manter os cabelos hidratados,além de recuperar e dar os nutrientes que ele precisa. Mas para isso é necessário identificar qual a necessidade do cabelo para montar um cronograma de acordo com a sua necessidade. Por isso digo que existe vários tipos de crograma capilar por aí,mas a melhor maneira de você descobrir qual é o melhor pra você, é conhecendo seu próprio cabelo e identificando o que ele realmente precisa,pois se você quer fazer o cronograma igual o da sua melhor amiga, sinto muito mas pode não servir pra você,já que cada um de nós temos cabelos com características próprias o ideal é que você pergunte a ela como ela chegou a conclusão das necessidades que o cabelo dela precisa,assim você já tem uma boa base pra montar o seu,já que ninguém conhece o seu cabelo melhor do que você! Como assim conhecendo o cabelo??? Sim, pra fazer as etapas do cronograma é preciso conhecermos o cabelo e o que ele precisa para ter foco nos cuidados diários e assim obtermos o resultado desejado. Aqui falaremos de tudo, como fazer o cronograma, como conhecer o seu cabelo,quantos dias e quando devo fazer meu crono, porque fazer cronograma etc. Vamos por agora falar das etapas pra você que ainda não sabe ou não entende muito bem ir se familiarizando.

O cronograma compreende as seguintes etapas , hidratação, nutrição, reconstrução e umectação.

 

Na etapa hidratação é a fase em que feita a reposição de água no cabelo. Se ainda não sabe o nosso cabelo é semelhante a uma planta ,qual semelhança?? Ambos necessitam de água para que a raiz sobreviva à partir daí já podemos entender essa analogia o cabelo necessita da água para absorver os nutrientes e levá-lo até a raiz que nos dará novos fios. Mas o que acontece é que agentes externos da natureza como sol,umidade,calor até mesmo o vento faz com que a gente perca a umidade natural dos cabelos e é aí que entra a HIDRATAÇÃO ela irá repôr a estrutura hídrica(água) no fio capilar.
Características da hidratação é deixar o macio macio ,já que os produtos utilizados nesta fase geralmente são produtos emolientes. Em muitos cronogramas geralmente as pessoas colocam essa fase em primeiro lugar,mas o que vai dizer a ordem que seu cabelo irá fazer é a necessidade então identifique qual é a sua.

 

Como saber se seu cabelo está precisando de hidratação ??
Cabelos com tal deficiência tendem a ficar opacos,seco,sem brilho,ásperos e aspecto desidratado etc.

 

Componentes usados na Hidratação são :

Glicerina * Bepantol * Aloe vera * extratos vegetais * Silicone * álcoois *Vitaminas * Seda * dentre outros.
Fase Nutrição A fase de nutrição vai fazer a reposição lipidica (gorduras,ácidos graxos) ou seja , vai promover fios mais maleáveis ao toque,deixando o cabelo com menos frizz e mais nutrido ,além de reter a água que você conquistou na hidratação. Isso é maravilhoso !

Componentes que encontramos na nutrição :

óleos vegetais ♥ , Manteigas vegetais, ceramidas ,máscaras à base de óleos são perfeitas para a fase de nutrição
Fase de Reconstrução Essa fase é indicada principalmente para cabelos danificados,que passam por processos químicos,porosos,danificados etc.
Reconstruir o cabelo é parte em que damos a ele proteínas, reposição de massa já que perdemos durante processos químicos.
Cabelos com deficiência de reconstrução : frágeis, porosos,elásticos e quebradiços.

 

Bom agora que você entendeu um pouco sobre as etapas do cronograma basta identificar quais são as deficiências que o seu cabelo tem para supri-las.

Mas você ainda deve estar se perguntando como fazer o cronograma capilar. Então isso pode variar muito da sua disponibilidade de tempo e da grau de necessidade do seu cabelo. Se seu cabelo precisa apenas de hidratação você pode pode fazer esse processo 1x na semana alternando as fases do crono. Mas se seu cabelo está gritando por S.O.S tem química,está frágil,poroso etc. O ideal é que você faça 3 vezes na semana ,mas é isso vai depender também de quantas vezes você lava o cabelo. Eu por exemplo quando iniciei o cronograma meu cabelo estava super danificado e eu dediquei 3 dias na semana pra aplicar as fases do cronograma nele até obter resultado.
Uma coisa importante que você deve ter em mente não é que se você começar a fazer cronograma hoje o seu cabelo irá mudar e ficar lindo da noite pro dia, NÃO! É preciso ter paciência e foco pois cada cabelo reage de um jeito, então quanto mais dermos a ele o que ele precisa, mais benefícios teremos e escolher os tipos de máscaras certas são super importantes pra isso também.

Bom me despeço por aqui mas ainda falaremos muito de cronograma. Acessem as demais páginas com dicas de cada fase do cronograma que vocês gostaram ainda mais. Se restar dúvida é só perguntar ou comentar.

Um beijo a todos e bom cronograma capilar pra vocês!

hair care

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.