Um post como você ainda não viu sobre Óleos Vegetais (Por Feminina e Original)

ÓLEOS VEGETAIS,SAIBA MAIS!

Os óleos vegetais parecem ter entrado na moda de vez até quem torcia o nariz e pensava que lugar de óleo era na cozinha está se rendendo aos benefícios proporcionados pelos óleos.Mas muitas pessoas já usam e não sabem nem muito bem o porquê. Então se você ainda não sabe ou quer saber um pouco mais continue lendo este post.

O que é óleo vegetal ? Pra que serve e como obter ?  

vamos iniciar com estas informações básicas para entendermos e com a ajuda básica da Dona ANVISA iremos aprender ainda mais,informações úteis. Vou tentar simplificar ao máximo algumas informações químicas  para melhor compreensão de todos pois a base do sucesso é conhecimento,então não adianta apenas usar os óleos vamos conhecê-lo melhor e saber qual ou porque é o melhor pra a gente ou não rs.

 

O óleo é vegetal quando é composto por *glicerídeos de *ácidos graxos de espécies vegetais. Peralá o que são glicerídeos e o que são ácidos graxos?

 

* * Ácidos graxos recebem esse nome por estarem presentes em graxas e são formadas por átomo de carbono e  são encontrados na natureza.Os ácidos graxos são importantes na nossa dieta alimentar por ser fonte de energia. Por exemplo: As gorduras vegetais presente nos ácidos graxos como ácido linoleico (Omega 3) é essencial para o nosso organismo.

Para que serve os óleos vegetais?

Os óleos vegetais tem uma gama de funcionalidades e são utilizados na indústria automobilística como combustível (alguns). Indústria Farmacêuticaremédios naturais,loção,shampoo etc bem como pela indústria cosmética, na cozinha em preparos como salada,molhos,alimentos e pratos frios. Há uma série de benefícios obtidos com óleos vegetais principalmente no campo da saúde e alimentação, suas vitaminas são de extrema valia para o nosso organismo pois ele simplesmente não produz algumas gorduras necessárias para o seu bom funcionamento.Só uma observação os óleos que trazem benefícios à saúde são INSATURADOS.

Ahh o que são óleos insaturados?? :O justamente as que se transformam em ácido graxo 😀  e se dividem em 2 grupos: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas e agem de forma diferente no organismo por isso dizemos de forma benéfica para nós .Exemplo: óleo de abacate ,castanha, etc…………  

TIPOS DE ÓLEOS

  • Os óleos podem ser mistos ou compostos – Neste caso eles são obtidos por mistura de mais de um óleo vegetal líquido e à temperatura de 25°.

  Óleos podem ser ainda submetidos à processos químicos como fracionamento ou hidrogenação esses são chamados Óleos Vegetais Modificados.  

  • Há ainda os óleos vegetais com outros ingredientes – São aqueles em que nele são acrescentados algum tipo de condimento ou especiaria que o que dá o sabor ou aroma característico.

  Sobre Obtenção de óleo vegetal Os óleos vegetais pode sem obtidos através da extração por prensagem de plantas,sementes ou cascas. Falarei sobre método de extração em outro post! Agora vamos contar com a ajudinha da Anvisa e esclarecer e pescar algumas dicas úteis!

A ANVISA ALERTA! Uso e manuseio dos óleos cuidados como: * Em caso de frituras de óleo não exceder a temperatura de 180° ( para não degradar o óleo)

* Apesar de no Brasil ainda não haver lei que regulamente a proibição de descarte de óleo na natureza o ideal é jogá-lo em lixo orgânico caso você queira ou precise fazer descarte de algum óleo,principalmente os de cozinha não se deve ser jogado na natureza. *Para conservação do óleo mantenha-o em recipientes sempre com tampa e protegidos da luz ( o que evita oxidação). *Se quiser aumentar a vida útil do seu óleo conserve-o em geladeira.

*Em caso de alteração na cor e sabor característico do óleo descartar esse óleo.

O Regulamento da ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA) aprovador pelo decreto ano 1999 e publicado em Dezembro de 2000 destina o 1º artigo em aprovação do regulamento técnico para óleos e gorduras vegetais.

 

Obrigada a todos que leram esperam que tenham gostado,em breve posts menos formais porém sobre os benefícios e formas de utilizar os óleos vegetais. :*  

Você também Pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.