Sulfato no shampoo quais as implicações!

Eu escolhi Shampoo Sem Sulfato

Bom já faz alguns anos que decidi eliminar os sulfatos agressivos do meu cuidado capilar. Digo cuidado capilar pois os sulfatos são utilizados em uma gama de produtos como loções,máscaras,condicionador,sabonetes,detergentes,shampoos e etc.

 

E o que é esse tal de sulfato?

O sulfato é o agente espumante do seu shampoo aquele causador de espuma que faz deixar a sensação de cabelo “limpo”. Mas em contra partida ouvimos falar do shampoo sem sulfato e ele tem ganhado cada dia mais espaço, já há até empresas fabricando pelo menos 1 linha de shampoo sem sulfato,por um lado isso é bom mas por outro a desinformação ou informações não tão adequadas circulam por aí e muitas vezes nos perdemos sem saber no que acreditar. Eu como curiosa que sou vou no xis da questão. O que me intrigou quando vi sobre os malefícios do sulfato é que eu me vi em reações que eu realmente sentia ,que realmente acontecia comigo então fui tirar a prova do Xis pra tirar minhas próprias conclusões e pelo menos no meu caso foi como imaginei. Abolir os shampoos com sulfatos tradicionais mudou a história do meu cabelo claro que junto com outros cuidados,mas a diferença é muito grande, eu não tenho há tempos problemas que eu tinha como cabelo sempre seco, pontas destroçadas,caspa,coceira e principalmente tanta quebra capilar. Enfim eu uso não nego, amo shampoo sem sulfato. Há quem diga que isso é uma moda passageira, mas quem já aboliu o sulfato certamente pensa o contrário eu mesmo não vivo mais sem. Shampoo de prateleira não faz a minha cabeça nem pelo cheiro nem por nenhum outro motivo. Mas respeito quem usa e adora,cada cabelo tem sua sentença não é mesmo??

Agora vamos conhecer um poquinho dos sulfatos mais comuns e o que o orgão regulador dos cosméticos tem a nos dizer sobre ele. Regulador que diz mas não proíbe e assim o mundo gira afinal de contas o sulfato impulsiona uma renda muito grande visto que ele é empregado em diversos setores da indústria.

O famosão SLS – LAURIL SULFATO DE SÓDIO – O Sodium laureth sulfate, esse é o bam bam bam é um sulfato de baixo custo e muito utilizado na fabricação de detergentes ,sabões,shampoo,desengraxantes etc enfim ele foi feito pra fazer espuma e limpeza. Porém o SLS mesmo em concentrações que a indústria cosmética alega ser mínima ele é passível de causar reações alérgicas,além de ser prejudicial a pele e o folículo piloso capilar. O SLS é capaz de remover a oleosidade natural do cabelo e isso pode enfraquecer o cabelo. Então pressupondo do raciocínio lógico pra quem não acredita que ele seja capaz de tal feito, visto sim que ele diminui nossas chance de defesa natural, ele contribui para o enfraquecimento da raiz e isso ajuda também ao cabelo ter um crescimento desacelerado e crescimento capilar com uma estrututra mais enfraquecida. Lembrando que cada caso é um caso. Mas as pessoas que fazem uso de química e tem tendência a cabelos quebradiços talvez devesse repensar nisto.
Há também indícios de que o SLS seja causador de câncer e ao sistema imunológico mas e aí quem quer saber??? O que se diz é nada ficou comprovado e precisa??
esse foi o Sodium Lauryl Sulfate o surfactante mais utilizado e considerado o mais abrasivo. (Eu fujo dele!)

 

Agora vamos ao Sodium Lauryl Ether Sulfate ou Sodium Laureth Sulfate – SLES
ou lauril sulfato de sódio e ele ainda tem muitos outros nomes como sinônimo.

O lauril de sódio também é um detergente comumente utilizado como removedor,limpador …Esse ingrediente é regulado pela organização internacional conhecida como (FDA) Food and Drug Administration dos Estados Unidos.Que o classifica como um agente irritante da pele,olhos,sistema imunológico ( pulmões) e contém substância considerada cancerígena segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer que contesta o fato do alerta de tais ingredientes presentes não estarem em forma de alerta na composição.

Recomendo vocês darem uma olhada no site internacional de pesquisa sobre o câncer Agência Internacional de Pesquisa do Câncer pra ficar antenado e não sair por aí repetindo o que todo mundo repete, que tais agentes não contém substâncias cancerígenas, bom, ninguém quer imaginar que esteja usando um shampoo que não seja bom pra sua saúde eu creio.

Gente tem uma série de agentes surfactantes nocivos que poderia ficar aqui citando mas pra não ficar cansativo deixo apenas essa reflexão pra vocês. Em breve deixo uma lista de shampoos sem sulfato mais acessíveis pra vocês conferirem.

 

Apesar de muitos mitos também circularem livres em relação ao sulfato não é determinante que todo shampoo com sulfato seja ruim, vai depender da composição,da proposta do shampoo e dos seus ativos ,mas aí fica à critério de cada um. E também não significa que todo shampoo sem sulfato seja uma maravilha, também não é assim, tudo depende da qualidade da composição.

Beijos e até a próxima 😀

Você também Pode gostar de

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.