Fases do Ciclo do Crescimento Capilar!

As fases do ciclo do crescimento do cabelo humano são – CRESCIMENTO , ESTACIONAMENTO E QUEDA.

Oii gente tudo bem?

Vocês já se perguntaram sobre todo esse papo de crescimento capilar? o que funciona, o que não funciona?? O cabelo tem uma fase em que cresce mais? Tem fase em que cai mais? Todas essas receitas e truques mirabolantes que nos tem aparecido será que sempre irão funcionar??

Bom gente eu não sei se vocês já fizeram esse tipo de pergunta.Mas é algo a se pensar.
Hoje o que venho falar com vocês é sobre as fases do desenvolvimento do crescimento cabelo.Bem como as fases que compõem o crescimento capilar e também a queda.

Espero que seja esclarecedor pra nós e que para aqueles que precisam identificar em qual fase o seu cabelo está.

O cabelo humano tem um ciclo de crescimento,e são 3 esses ciclos que ocorrem ocorrer até de forma simultânea . Vamos entender??

 

O primeiro ciclo começa desde a fase do nascimento e ele cresce até a velhice.

A primeira fase do ciclo é a fase de crescimento chamada anágea. Nessa fase estão cerca de 85% dos fios.E pode durar de 2 a 6 anos com o crescimento de 0,5 a 1 cm por mês e 10 cm por ano. É nessa fase a importância para manutenção do cabelo saudável entre as outras fases em que se seguirá.
Os vasos sanguíneos são a ponte para fornecer os nutrientes aos folículos.Os folículos por sua vez é formado por uma haste interna da raiz e um eixo.O eixo do fio é formado por queratina e possui 3 camadas : a médula (camada interna) ,o córtex ( camada do meio ,proporciona resistência ao fio ,também a cor e define sua textura. E a cutícula que é a camada externa ( protege o córtex ,é fina e incolor). Nessa fase o fornecimento de sangue fornece nutrientes,vitaminas e minerais para a manutenção do cabelo saudável. Por tanto entenda que com tantos processos químicos,produtos,tinturas,shampoos,alisamentos etc. Quando o cabelo entra na fase de transição ou seja na fase em que ele “repousa” você poderá ter um pouco mais de trabalho e ele responder menos aos seus comandos(cuidados).

Em um ser humano adulto é normal a perda de 100 fios de cabelos por dia. E o adulto tem em média 100.000 a 150.000 fios de cabelo.Fatores externos como uso de químicas ou interno com estresse, remédios,doença,má alimentação,dietas faz com que essa perda de cabelo possa ser em um número ainda maior e ainda tornar o cabelo ressecado e sem vida,com crescimento desacelerado.

 

A segunda fase do ciclo é a fase Catágena ou fase de transição ( estacionária) Nesta fase por algumas semanas cerca de 2 a 4 semanas o cabelo irá receber menos nutrientes devido um menor transporte dos nutrientes para o bulbo. E no couro cabeludo até 3% dos fios estarão nesta fase de transição. Onde parte das células diminui juntamente com a raiz que encolhe nessa mesma proporção.
A terceira fase :Telógena ou fase de repouso – Compreende a fase em que o cabelo para de crescer ,esta fase dura geralmente até 6 semanas ou até 3 meses e 10% a 15% dos fios de todo o cabelo entram nessa fase de uma vez só,os folículos ficam fracos, finos e é uma fase em que o cabelo cai desde a raiz. Isso acontece para que o ciclo comece novamente e o cabelo volte a crescer.
Assim a fase do ciclo do crescimento capilar poderá sempre recomeçar.
É importante conhecer essas informações pra que você possa identificar o que pode estar acontecendo com o seu cabelo??

Então antes de sair por aí fazendo todos os tipos de tratamentos,identifique o motivo da sua perda capilar.Pra à partir daí então cuidar da maneira mais adequada e eficaz respeitando os limites do ciclo do cabelo pra ter um bom resultado.

 

 

Beijos e voltem sempre

Uma ideia sobre “Fases do Ciclo do Crescimento Capilar!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.