Como fazer Óleos em casa!

Olá gente,hoje vocês irão saber um pouco mais sobre com quais plantas é possível fazer óleos herbais em casa,aproveitando suas propriedades.

Uma boa maneira de fazer óleos à base de ervas é com óleos infundidos nas ervas. As melhores e indicadas são as que contém óleos voláteis e também gorduras,mas como saber isso??
Pois bem as plantas que contém óleos voláteis são aquelas que são utilizadas em aromaterapia,já já eu cito alguns exemplos.Ao contrário dos óleos essenciais é muito mais simples fazer óleos à base de erva,e podem ser utilizados,na pele, massagens,cremes,bálsamos etc.
Alguns exemplos de plantas aromáticas alecrim,camomila,melissa,lavanda,hortelã pimenta,rosa etc.
Há também um grupo de plantas com um alto nível de outros componentes que são solúveis em gorduras,até mesmo vitaminasimage_oils solúveis,antioxidantes,resinas,saponinas etc. Que são maceradas em óleo.

Sendo assim é sim possível fazer uma variedade de óleos por este método e aproveitando os seus benefícios ao invés de ser só um planta mergulhada em óleo,como já ouvi por aí,grande besteira.
Importante
– Usar ervas secas e limpas( sem uso de fertilizantes químicos);
Algumas ervas são recomendadas o uso seco ,porém outras podem ser usadas fresca como a calêndula por exemplo.

– Usar frasco de vidro para armazenar o óleo
– Agitar todos os dias nas duas primeiras semanas e abrir para deixar escapar a umidade e não encher nunca até a borda.
-Colocar o frasco em um local ensolarado ou lugar quente
– Esperar de 4 a 6 semanas para obter o seu óleo final
-Após esse prazo, coe com uma peneira,gaze ou pano de algodão, armazene em frasco de vidro e coloque etiqueta com o nome e data no óleo que você fez.

Em caso de você ter usado material fresco para produzir o óleo,em uma semana verifique se o vapor da água se liquefez no fundo do frasco. Quando isso ocorrer escoe apenas o óleo e descarte a água que fica embaixo.
Existe também um método Chamado Infusão à quente, que consite em obter o óleo de maneira mais rápida.Utiliza-se ervas secas,colocando o óleo e as ervas em banho-maria em um recipiente de vidro e tampado por 2 horas e mexer a cada meia hora. Depois esperar esfriar,coar e rotular o seu óleo. Ou ainda infundir os óleos no forno em temperatura baixa e em banho-maria.

À partir desses óleos herbais é possível fazer uma infinidade de coisas, utilizá-los com manteigas, produzir cremes,loções ,lip balms etc,tudo feito por você.Utilizá-los em massagem para aliviar dores e estimular circulação etc.

 

Aqui no blog existe uma seção só com alguns óleos produzidos em casa Clique aqui e aprenda a fazer diversos óleos vegetais

Uma ideia sobre “Como fazer Óleos em casa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.